ASSISTA MINHA AULAS NO YOUTUBE, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

ASSISTA MINHA AULAS NO YOUTUBE, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
VISITE, INSCREVA-SE

sábado, 30 de agosto de 2008

CULINÁRIA: EMPADÃO EM CAMADAS


Ingredientes: Massa:
400 gr de farinha de trigo
220 gr de manteiga
1 ovo batido
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de creme de leite.
Para pincelar:
2 gemas
1 colher (chá) de azeite.
Ingredientes 1ª camada:
500 gr de peito de frango ( ou camarão, salmão, bacalhau, etc)
1 cubo de caldo sabor galinha
1 colher (sopa) de cebola ralada
250 gr de catupiry
água para cozinhar o frango.
Ingredientes 2ª camada:
1 cebola ralada
2 dentes de alho ralados
2 tomates picados
1 cenoura ralada
1 vidro de champignons fatiados
10 azeitonas pretas em tiras
1 xícara de polpa de tomate
1 pitada de açúcar
sal à gosto
azeite
Ingredientes 3ª camada:
200 gr de mussarela ralada
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
Preparo:
Em uma panela, coloque água e o frango e cozinhe até ficar macio. Escorra, desfie bem fininho. Coloque a cebola, um pouco de óleo, e refogue em fogo baixo, junte o frango, refogue mais um pouco, então junte o cubo de caldo, água fervente, e deixe cozinhar. Quando começar a secar, diminua o fogo, acrescente o catupiry, misture bem e desligue o fogo. Deixe esfriar.
Em outra panela, coloque um pouco de óleo e junte a cebola e o alho, refogando em fogo baixo. Junte o tomate, a cenoura, o açúcar, o sal, um pouco de água e deixe cozinhar. Junte a polpa de tomate, o champignon, misture bem e desligue o fogo. Junte a azeitona preta e um pouco de azeite. Deixe esfriar.
Prepare a massa, misturando todos os ingredientes, e amassando bem. Ela estará no ponto certo quando soltar das mãos. Fica uma massa leve, lisa muito boa de se trabalhar com as mãos ou mesmo o rolo.
Forre o fundo e as laterais de um tabuleiro. Coloque a camada de frango. Em seguida coloque o molho, e a seguir polvilhe por cima os queijos da 3ª camada. Cubra com o restante da massa, e pincele com a mistura de gemas e azeite. Leve ao forno médio (200°), pré aquecido por cerca de 35 minutos.
Você pode variar o recheio, trocando o frango por camarão, salmão, bacalhau, carne moída temperada, ou até mesmo legumes ou salsicha. Refogue sempre em fogo baixo, pois se a cebola e o alho começarem a queimar, altera muito o sabor do prato. Se depois de esfriar, o recheio de frango ficar muito seco, acrescente um pouco de creme de leite. Pode ser servido com arroz branco, batata frita e salada, ou no lanche, cortado em quadradinhos. E como você pode ver na foto, moldei a massa que cobre o empadão, colocando uma folha de papel filme sobre o fundo, coloquei a massa, depois moldei, retirei da forma e só então forrei o fundo e as laterais. Fazendo isso a cobertura fica mais uniforme e com uma melhor apresentação.

Nenhum comentário:

ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR

PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE CONTEÚDO EM OUTROS BLOGS OU SITES!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape