quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DENGUE: COMBATE AOS FOCOS

CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS: mantenha-os bem fechados. Tampe com telas bem fechadas aqueles que não tenham tampa própria. Ou então feche com lençol permeável e outros materiais impermeáveis flexíveis. Plástico não é aconselhável porque acumula água.
CALHAS DE ÁGUA DA CHUVA: verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.
MATERIAIS EM USO QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: seque tudo e guarde em local coberto.
BALDES E VASOS VAZIOS DE PLANTAS: guarde-os de boca para baixo.
GARRAFAS PET E DE VIDRO: jogue no lixo (em saco plástico bem fechado), ou leve para reciclar as que não for usar. Se for usá-las, guarde com a boca para baixo.
TAMPINHAS DE GARRAFAS, CASCAS DE OVOS, LATINHAS, SAQUINHOS PLÁSTICOS DE CIGARROS, EMBALAGENS PLÁSTICAS E DE VIDRO, COPOS DESCARTÁVEIS, E QUALQUER OUTRO OBJETO QUE POSSA ACUMULAR ÁGUA EM SEU INTERIOR: coloque tudo em saco plástico, feche bem e jogue no lixo. Se possível, recicle!
PISCINAS: trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso. O recomendável é a reposição do cloro a cada 2 ou 3 dias, de modo a mantê-lo na concentração de 2 a 3 ppm.
LAJES: deixe as lajes bem limpas. Tenha cuidado principalmente com os lugares onde a luz do sol não bate diretamente.
CANTEIROS DE OBRAS: vede totalmente as caixas d'água e cisternas. Esvazie e lave os tambores com água da construção, esfregando as paredes 1 vez por semana. Coloque 1 kg de sal nas caixas com água para assentamento de azulejos. Seque o poço do elevador e as lajes uma vez por semana. Amasse, fure ou remova da construção latas e latões.
TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA: lave com bucha e sabão as paredes internas. Tampe com tela de malha pequena o suficiente para impedir a passagem do mosquito aqueles que não tenham tampa própria.
LAGOS, CASCATAS, ESPELHOS D'ÁGUA DECORATIVOS: mantenha-os sempre limpos. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas. Se não quiser criar peixes, mantenha a água tratada com cloro, ou encha-os com areia.
CACOS DE VIDROS NOS MUROS: coloque areia em todos aqueles que possam acumular água.
PNEUS VELHOS: entregue ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local protegido da chuva, onde não possa acumular água. Ou encha-os com areia.
ENTULHO E LIXO: não acumule. Mantenha o quintal sempre limpo, e o lixo em sacos bem fechados.
CHAFARIZES, POÇAS D'ÁGUA PARADA E BUEIROS: organize um mutirão para limpar o chafariz do seu prédio, condomínio ou bairro. Se na sua rua os bueiros estiverem acumulando água, avise a Comlurb, Tele-Comlurb 24 horas, 2566-1531, Rio de Janeiro, para focos e suspeitas de focos.
BANDEJA EXTERNA DE GELADEIRA: retire sempre a água. Lave a bandeja com água e sabão.
LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA: feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira bem tampada.
RALOS DE COZINHA, BANHEIRO, SAUNA E DUCHA: verifique se há entupimento. Se não estiver utilizando-os, mantenha bem fechado.
SUPORTE DE GARRAFÕES DE ÁGUA MINERAL: lave-os bem sempre que trocar os garrafões.
VASILHAMES PARA ÁGUA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS: lave bem com esponja, e troque a água diariamente.
VASOS SANITÁRIOS: deixe a tampa sempre fechada. Em banheiros pouco usados, dê a descarga pelo menos uma vez por semana.
BANDEJA DE AR CONDICIONADO: verifique se não está acumulando água, principalmente se estiver num lugar de sombra.
PRATOS DE PLANTAS OU XAXINS DENTRO E FORA DE CASA: escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.
BROMÉLIAS OU OUTRAS PLANTAS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: evite ter bromélias em casa, a não ser aquelas que vivem sob o sol e fiquem expostas a ele. Se preferir mantê-las, regue-as a ponto de transbordar para a água ser renovada e a larva ser expulsa.
DICA MUITO IMPORTANTE: os ovos do mosquito da dengue resistem por mais de um ano, por isso todos estes cuidados tem que ser observados sempre!

Nenhum comentário:

ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR

PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE CONTEÚDO EM OUTROS BLOGS OU SITES!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape