Mostrando postagens com marcador DENGUE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DENGUE. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DENGUE

Nesta foto da Cidade da Musica, coloquei em destaque, o entulho acumulado em uma das rampas de acesso, e a área onde estão alguns containers. Pra quem não sabe as obras da Cidade da Música estão paralisadas, e tem muito entulho e material da obra acumulando água da chuva. Já tive dengue na forma mais branda, se pegar de novo, será do tipo hemorrágica (pode matar), já que a gente fica imune ao tipo de dengue que contraiu. Na verdade, não só eu, mas acho que milhares de pessoas aqui no Rio, por isso, a minha preocupação. Por isso, deixo aqui essa minha denúncia, e peço à todos vocês que se mobilizem, para não deixar mais uma grave epidemia acontecer. Acabar com a dengue não depende só das autoridades, mas de cada um de nós. Hoje eu terminei de atualizar todas as informações para que vocês possam se proteger e combater o mosquito. Por favor, leiam com atenção e coloquem em prática.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DENGUE: COMBATE AOS FOCOS

CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS: mantenha-os bem fechados. Tampe com telas bem fechadas aqueles que não tenham tampa própria. Ou então feche com lençol permeável e outros materiais impermeáveis flexíveis. Plástico não é aconselhável porque acumula água.
CALHAS DE ÁGUA DA CHUVA: verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.
MATERIAIS EM USO QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: seque tudo e guarde em local coberto.
BALDES E VASOS VAZIOS DE PLANTAS: guarde-os de boca para baixo.
GARRAFAS PET E DE VIDRO: jogue no lixo (em saco plástico bem fechado), ou leve para reciclar as que não for usar. Se for usá-las, guarde com a boca para baixo.
TAMPINHAS DE GARRAFAS, CASCAS DE OVOS, LATINHAS, SAQUINHOS PLÁSTICOS DE CIGARROS, EMBALAGENS PLÁSTICAS E DE VIDRO, COPOS DESCARTÁVEIS, E QUALQUER OUTRO OBJETO QUE POSSA ACUMULAR ÁGUA EM SEU INTERIOR: coloque tudo em saco plástico, feche bem e jogue no lixo. Se possível, recicle!
PISCINAS: trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso. O recomendável é a reposição do cloro a cada 2 ou 3 dias, de modo a mantê-lo na concentração de 2 a 3 ppm.
LAJES: deixe as lajes bem limpas. Tenha cuidado principalmente com os lugares onde a luz do sol não bate diretamente.
CANTEIROS DE OBRAS: vede totalmente as caixas d'água e cisternas. Esvazie e lave os tambores com água da construção, esfregando as paredes 1 vez por semana. Coloque 1 kg de sal nas caixas com água para assentamento de azulejos. Seque o poço do elevador e as lajes uma vez por semana. Amasse, fure ou remova da construção latas e latões.
TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA: lave com bucha e sabão as paredes internas. Tampe com tela de malha pequena o suficiente para impedir a passagem do mosquito aqueles que não tenham tampa própria.
LAGOS, CASCATAS, ESPELHOS D'ÁGUA DECORATIVOS: mantenha-os sempre limpos. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas. Se não quiser criar peixes, mantenha a água tratada com cloro, ou encha-os com areia.
CACOS DE VIDROS NOS MUROS: coloque areia em todos aqueles que possam acumular água.
PNEUS VELHOS: entregue ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local protegido da chuva, onde não possa acumular água. Ou encha-os com areia.
ENTULHO E LIXO: não acumule. Mantenha o quintal sempre limpo, e o lixo em sacos bem fechados.
CHAFARIZES, POÇAS D'ÁGUA PARADA E BUEIROS: organize um mutirão para limpar o chafariz do seu prédio, condomínio ou bairro. Se na sua rua os bueiros estiverem acumulando água, avise a Comlurb, Tele-Comlurb 24 horas, 2566-1531, Rio de Janeiro, para focos e suspeitas de focos.
BANDEJA EXTERNA DE GELADEIRA: retire sempre a água. Lave a bandeja com água e sabão.
LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA: feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira bem tampada.
RALOS DE COZINHA, BANHEIRO, SAUNA E DUCHA: verifique se há entupimento. Se não estiver utilizando-os, mantenha bem fechado.
SUPORTE DE GARRAFÕES DE ÁGUA MINERAL: lave-os bem sempre que trocar os garrafões.
VASILHAMES PARA ÁGUA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS: lave bem com esponja, e troque a água diariamente.
VASOS SANITÁRIOS: deixe a tampa sempre fechada. Em banheiros pouco usados, dê a descarga pelo menos uma vez por semana.
BANDEJA DE AR CONDICIONADO: verifique se não está acumulando água, principalmente se estiver num lugar de sombra.
PRATOS DE PLANTAS OU XAXINS DENTRO E FORA DE CASA: escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.
BROMÉLIAS OU OUTRAS PLANTAS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: evite ter bromélias em casa, a não ser aquelas que vivem sob o sol e fiquem expostas a ele. Se preferir mantê-las, regue-as a ponto de transbordar para a água ser renovada e a larva ser expulsa.
DICA MUITO IMPORTANTE: os ovos do mosquito da dengue resistem por mais de um ano, por isso todos estes cuidados tem que ser observados sempre!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

DENGUE: O MOSQUITO, SINTOMAS, TRATAMENTO

O verão se aproxima, e já começam a surgir os primeiros casos de dengue. Tem chovido muito, e não só aqui no Rio de Janeiro, então este alerta vai para as pessoas de todo o Brasil. O grande problema, é a água parada, e o combate à dengue tem que ter a participação de todos. Eu já tive dengue, na forma mais branda. É horrível! São dias de muita dor e sofrimento. Já, a dengue hemorrágica pode levar a pessoa à morte.
Leia com atenção, divulgue para sua família, vizinhos e amigos:
O MOSQUITO: O Aedes Aegypti transmite doenças como a febre amarela e a dengue, e se alimenta de seiva vegetal. As fêmeas picam os seres humanos porque precisam da ferroglubina presente no sangue para que os ovos da espécie se desenvolvam. O mosquito tem entre 5 e 7 mm, abdomen e patas com manchas brancas. Eles picam preferencialmente do amanhecer até as 9h e depois das 16h até escurecer. Prefere temperaturas entre 26 e 28 graus. Acima de 30 graus e abaixo de 18, torna-se inofensivo. Acima de 42 graus, ele morre. Um mosquito vive em média 30 dias. O raio de atuação do mosquito é de 1 quilometro. Ele não costuma voar acima de 2 metros de altura, mas é capaz de chegar a andares altos de prédios pelos elevadores, ou mesmo pela escada, com a ajuda de correntes de ar.
SINTOMAS: Dengue Clássica:
Os sintomas surgem de 3 a 15 dias após a picada. O clássico tem início abrupto com:
Febre alta (39 a 40 graus)
Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos
Prostração
Falta de apetite
Diarreia
Vomito
Erupção cutânea
Aumento do volume do fígado (ocasionalmente)
Dor nas articulações e nos músculos e dor abdominal generalizada (principalmente em crianças)
Dura em média de 5 a 7 dias. Após este prazo, há regressão dos sintomas, mas a fadiga pode persistir.
Dengue Hemorrágica:
Os sintomas iniciais são os mesmos com: especial atenção para a redução de plaquetas, concentração de hemácias e pressão baixa. O doente tem uma súbita melhora e a febre desaparece. mas volta em seguida, acompanhada por suores, pele pálida, com mãos, pés e nariz frios, pulso fraco e queda de pressão, além de dores no estômago e abaixo das costelas. Nos casos mais graves, surgem sinais de insuficiência circulatória, pele congestionada, fria, pulso rápido e fraco, agitação e torpor. Dores abdominais intensas, precedem o choque hemorrágico, que pode levar à morte no período de 12 a 24 horas.
SINAIS DE EMERGÊNCIA:
Sintomas que denunciam a necessidade de internação com urgência:
Se estiver manifestando hemorragia na pele ou na mucosa.
Vômitos persistentes.
Dor abdominal intensa e contínua.
Aumento do fígado, que causa dor quando pressionado. A dengue desenvolve uma espécie de hepatite.
Muita sonolência e irritabilidade.
Hipotensão, que causa prostração e eventualmente, desmaio.
TRATAMENTO:
O paciente deve se manter bem hidratado, ingerindo muito líquido (água, sucos, sopas). Pode tomar paracetamol para aliviar dores e febre. O ideal é procurar atendimento médico. Não deve tomar nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico. No caso da dengue, os analgésicos ajudam na evolução do caso para um quadro mais grave. O uso destes medicamentos pode retardar os sintomas da dengue, dificultar o diagnóstico e atrasar o tratamento da doença. Os riscos da automedicação para quem está com dengue ou com os sintomas da doença é grande: o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina, é um antiagregante plaquetário e diminui a função das plaquetas. Ou seja: acaba agindo da mesma forma que o vírus da dengue. Assim como a aspirina, os antiinflamatórios também tem função antiagregante plaquetária, pois atuam na coagulação e na ação das plaquetas. O risco principal é para quem usa remédio para o coração: o medicamento mais comum para quem tem problemas de coração (marevan), é outro antiagregante plaquetário. Nesses casos, o paciente que estiver com suspeita de dengue deve consultar o seu cardiologista e avaliar qual caminho deve ser tomado. O importante, ao procurar um médico, com qualquer dos sintomas da dengue, o paciente informe qualquer medicamento que foi ingerido.
Pelos sintomas, você pode ver o quanto pode ser grave uma nova epidemia. Depende de cada um de nós evitar que isso aconteça. Amanhã você vai saber como combater os focos na sua casa e na sua rua.
Fonte de pesquisa: Jornal O Globo http://www.oglobo.com.br/ e RJTV http://www.g1.globo.com/rjtv.

domingo, 6 de abril de 2008

QUALIDADE DE VIDA: DENGUE: ENDEREÇOS ÚTEIS

Informações pela Internet:
Hospitais da rede municipal: http://www.saude.rio.rj.gov.br/
Hospitais da rede estadual: http://www.saude.rj.gov.br/
Hospitais da rede federal: http://www.saude.gov.br/
Alguns dos hospitais que atendem doentes com dengue:
Hospital Municipal Souza Aguiar ( Pça. da República 111)
Hospital Municipal Miguel Couto ( R. Mário Ribeiro 117)
Hospital Municipal Lourenço Jorge ( Av. Airton Sena 2.000)
Hospital Federal Cardoso Fontes ( Av. Menezes Cortes 3.245)
Hospital Municipal Rocha Maia ( R. General Severiano 91)
Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão ( R. Desembargador Isidro 144)
Hospital Municipal Salgado Filho ( R. Arquias Cordeiro 370)
Posto Municipal César Pernetta ( R. Ana Barbosa 21)
Hospital Municipal Francisco da Silva Telles ( Av. Ubirajara 25)
Hospital estadual Carlos Chagas ( R. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias 466)
Hospital Estadual Getúlio Vargas ( Av. Lobo Jr. 2293)
Posto Municipal Rodolpho Rocco ( Estrada Adhemar Bebiano 339)
Policlínica Municipal Augusto Amaral Peixoto ( R. Jornalista Hermano Requião 447)
Casa de Saúde de Bonsucesso ( Av. dos Democráticos 2019)
Hospital Dr. Balbino ( R. Angélica Mota 90)
Hospital Estadual Albert Schweitzer ( R. Nilópolis 329)
Hospital Estadual Rocha Faria ( Av. Cesário de Melo 3215)
Hospital Estadual Pedro II ( R. do Prado 325)
Posto Municipal de Saúde Prof. Masao Goto ( Av. Carlos Pontes)

QUALIDADE DE VIDA: DENGUE NÃO!

Linda a foto aí de cima! Porém atrás de tanta beleza se esconde um perigo muito grande. Água parada pode ser um criadouro para o mosquito da dengue. Enquanto nosso prefeito reza para que o mosquito da dengue vá para o mar, dezenas de pessoas estão perdendo a vida, numa epidemia que está difícil de controlar. O problema é de todos nós, já que ninguém está livre de ser mordido pelo mosquito. O alerta serve também para outras cidades e estados. A prevenção é importante para que não aconteça o que vem ocorrendo no Rio de Janeiro. Alguns cuidados básicos: encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas. Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana. Mantenha a caixa d'água sempre fechada e com tampa adequada. Não deixe acumular a água da chuva sobre a laje. Vire para baixo todos os objetos que possam acumular água, tais como potes, latas, garrafas, latas, etc. Não deixe acumular água em pneus, coloque areia neles. Coloque o lixo em sacos bem fechados, assim como a lixeira deve estar sempre bem tapada. Vasos de plantas aquáticas devem ser lavados uma vez por semana. Use calça comprida e sapato com meia, pois o mosquito da dengue voa baixo, e costuma morder a região do tornozelo. Resumindo, o importante é evitar todo e qualquer acumulo de água, onde o mosquito possa se proliferar. Se você sentir febre com dor de cabeça e dor no corpo, procure um posto de saúde ou uma das tendas. Se você puder, doe sangue! Até ontem cerca de 39.380 casos de dengue já tinham sido notificados. Colabore, temos que acabar com a epidemia de dengue no Rio de Janeiro!

ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR

PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE CONTEÚDO EM OUTROS BLOGS OU SITES!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape