Mostrando postagens com marcador DENGUE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DENGUE. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
DENGUE
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
DENGUE: COMBATE AOS FOCOS
CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS: mantenha-os bem fechados. Tampe com telas bem fechadas aqueles que não tenham tampa própria. Ou então feche com lençol permeável e outros materiais impermeáveis flexíveis. Plástico não é aconselhável porque acumula água.
CALHAS DE ÁGUA DA CHUVA: verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.
MATERIAIS EM USO QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: seque tudo e guarde em local coberto.
BALDES E VASOS VAZIOS DE PLANTAS: guarde-os de boca para baixo.
GARRAFAS PET E DE VIDRO: jogue no lixo (em saco plástico bem fechado), ou leve para reciclar as que não for usar. Se for usá-las, guarde com a boca para baixo.
TAMPINHAS DE GARRAFAS, CASCAS DE OVOS, LATINHAS, SAQUINHOS PLÁSTICOS DE CIGARROS, EMBALAGENS PLÁSTICAS E DE VIDRO, COPOS DESCARTÁVEIS, E QUALQUER OUTRO OBJETO QUE POSSA ACUMULAR ÁGUA EM SEU INTERIOR: coloque tudo em saco plástico, feche bem e jogue no lixo. Se possível, recicle!
PISCINAS: trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso. O recomendável é a reposição do cloro a cada 2 ou 3 dias, de modo a mantê-lo na concentração de 2 a 3 ppm.
LAJES: deixe as lajes bem limpas. Tenha cuidado principalmente com os lugares onde a luz do sol não bate diretamente.
CANTEIROS DE OBRAS: vede totalmente as caixas d'água e cisternas. Esvazie e lave os tambores com água da construção, esfregando as paredes 1 vez por semana. Coloque 1 kg de sal nas caixas com água para assentamento de azulejos. Seque o poço do elevador e as lajes uma vez por semana. Amasse, fure ou remova da construção latas e latões.
TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA: lave com bucha e sabão as paredes internas. Tampe com tela de malha pequena o suficiente para impedir a passagem do mosquito aqueles que não tenham tampa própria.
LAGOS, CASCATAS, ESPELHOS D'ÁGUA DECORATIVOS: mantenha-os sempre limpos. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas. Se não quiser criar peixes, mantenha a água tratada com cloro, ou encha-os com areia.
CACOS DE VIDROS NOS MUROS: coloque areia em todos aqueles que possam acumular água.
PNEUS VELHOS: entregue ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local protegido da chuva, onde não possa acumular água. Ou encha-os com areia.
ENTULHO E LIXO: não acumule. Mantenha o quintal sempre limpo, e o lixo em sacos bem fechados.
CHAFARIZES, POÇAS D'ÁGUA PARADA E BUEIROS: organize um mutirão para limpar o chafariz do seu prédio, condomínio ou bairro. Se na sua rua os bueiros estiverem acumulando água, avise a Comlurb, Tele-Comlurb 24 horas, 2566-1531, Rio de Janeiro, para focos e suspeitas de focos.
BANDEJA EXTERNA DE GELADEIRA: retire sempre a água. Lave a bandeja com água e sabão.
LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA: feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira bem tampada.
RALOS DE COZINHA, BANHEIRO, SAUNA E DUCHA: verifique se há entupimento. Se não estiver utilizando-os, mantenha bem fechado.
SUPORTE DE GARRAFÕES DE ÁGUA MINERAL: lave-os bem sempre que trocar os garrafões.
VASILHAMES PARA ÁGUA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS: lave bem com esponja, e troque a água diariamente.
VASOS SANITÁRIOS: deixe a tampa sempre fechada. Em banheiros pouco usados, dê a descarga pelo menos uma vez por semana.
BANDEJA DE AR CONDICIONADO: verifique se não está acumulando água, principalmente se estiver num lugar de sombra.
PRATOS DE PLANTAS OU XAXINS DENTRO E FORA DE CASA: escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.
BROMÉLIAS OU OUTRAS PLANTAS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: evite ter bromélias em casa, a não ser aquelas que vivem sob o sol e fiquem expostas a ele. Se preferir mantê-las, regue-as a ponto de transbordar para a água ser renovada e a larva ser expulsa.
DICA MUITO IMPORTANTE: os ovos do mosquito da dengue resistem por mais de um ano, por isso todos estes cuidados tem que ser observados sempre!
CALHAS DE ÁGUA DA CHUVA: verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.
MATERIAIS EM USO QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: seque tudo e guarde em local coberto.
BALDES E VASOS VAZIOS DE PLANTAS: guarde-os de boca para baixo.
GARRAFAS PET E DE VIDRO: jogue no lixo (em saco plástico bem fechado), ou leve para reciclar as que não for usar. Se for usá-las, guarde com a boca para baixo.
TAMPINHAS DE GARRAFAS, CASCAS DE OVOS, LATINHAS, SAQUINHOS PLÁSTICOS DE CIGARROS, EMBALAGENS PLÁSTICAS E DE VIDRO, COPOS DESCARTÁVEIS, E QUALQUER OUTRO OBJETO QUE POSSA ACUMULAR ÁGUA EM SEU INTERIOR: coloque tudo em saco plástico, feche bem e jogue no lixo. Se possível, recicle!
PISCINAS: trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso. O recomendável é a reposição do cloro a cada 2 ou 3 dias, de modo a mantê-lo na concentração de 2 a 3 ppm.
LAJES: deixe as lajes bem limpas. Tenha cuidado principalmente com os lugares onde a luz do sol não bate diretamente.
CANTEIROS DE OBRAS: vede totalmente as caixas d'água e cisternas. Esvazie e lave os tambores com água da construção, esfregando as paredes 1 vez por semana. Coloque 1 kg de sal nas caixas com água para assentamento de azulejos. Seque o poço do elevador e as lajes uma vez por semana. Amasse, fure ou remova da construção latas e latões.
TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA: lave com bucha e sabão as paredes internas. Tampe com tela de malha pequena o suficiente para impedir a passagem do mosquito aqueles que não tenham tampa própria.
LAGOS, CASCATAS, ESPELHOS D'ÁGUA DECORATIVOS: mantenha-os sempre limpos. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas. Se não quiser criar peixes, mantenha a água tratada com cloro, ou encha-os com areia.
CACOS DE VIDROS NOS MUROS: coloque areia em todos aqueles que possam acumular água.
PNEUS VELHOS: entregue ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local protegido da chuva, onde não possa acumular água. Ou encha-os com areia.
ENTULHO E LIXO: não acumule. Mantenha o quintal sempre limpo, e o lixo em sacos bem fechados.
CHAFARIZES, POÇAS D'ÁGUA PARADA E BUEIROS: organize um mutirão para limpar o chafariz do seu prédio, condomínio ou bairro. Se na sua rua os bueiros estiverem acumulando água, avise a Comlurb, Tele-Comlurb 24 horas, 2566-1531, Rio de Janeiro, para focos e suspeitas de focos.
BANDEJA EXTERNA DE GELADEIRA: retire sempre a água. Lave a bandeja com água e sabão.
LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA: feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira bem tampada.
RALOS DE COZINHA, BANHEIRO, SAUNA E DUCHA: verifique se há entupimento. Se não estiver utilizando-os, mantenha bem fechado.
SUPORTE DE GARRAFÕES DE ÁGUA MINERAL: lave-os bem sempre que trocar os garrafões.
VASILHAMES PARA ÁGUA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS: lave bem com esponja, e troque a água diariamente.
VASOS SANITÁRIOS: deixe a tampa sempre fechada. Em banheiros pouco usados, dê a descarga pelo menos uma vez por semana.
BANDEJA DE AR CONDICIONADO: verifique se não está acumulando água, principalmente se estiver num lugar de sombra.
PRATOS DE PLANTAS OU XAXINS DENTRO E FORA DE CASA: escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.
BROMÉLIAS OU OUTRAS PLANTAS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: evite ter bromélias em casa, a não ser aquelas que vivem sob o sol e fiquem expostas a ele. Se preferir mantê-las, regue-as a ponto de transbordar para a água ser renovada e a larva ser expulsa.
DICA MUITO IMPORTANTE: os ovos do mosquito da dengue resistem por mais de um ano, por isso todos estes cuidados tem que ser observados sempre!
terça-feira, 25 de novembro de 2008
DENGUE: O MOSQUITO, SINTOMAS, TRATAMENTO
O verão se aproxima, e já começam a surgir os primeiros casos de dengue. Tem chovido muito, e não só aqui no Rio de Janeiro, então este alerta vai para as pessoas de todo o Brasil. O grande problema, é a água parada, e o combate à dengue tem que ter a participação de todos. Eu já tive dengue, na forma mais branda. É horrível! São dias de muita dor e sofrimento. Já, a dengue hemorrágica pode levar a pessoa à morte.
Leia com atenção, divulgue para sua família, vizinhos e amigos:
O MOSQUITO: O Aedes Aegypti transmite doenças como a febre amarela e a dengue, e se alimenta de seiva vegetal. As fêmeas picam os seres humanos porque precisam da ferroglubina presente no sangue para que os ovos da espécie se desenvolvam. O mosquito tem entre 5 e 7 mm, abdomen e patas com manchas brancas. Eles picam preferencialmente do amanhecer até as 9h e depois das 16h até escurecer. Prefere temperaturas entre 26 e 28 graus. Acima de 30 graus e abaixo de 18, torna-se inofensivo. Acima de 42 graus, ele morre. Um mosquito vive em média 30 dias. O raio de atuação do mosquito é de 1 quilometro. Ele não costuma voar acima de 2 metros de altura, mas é capaz de chegar a andares altos de prédios pelos elevadores, ou mesmo pela escada, com a ajuda de correntes de ar.
SINTOMAS: Dengue Clássica:
Os sintomas surgem de 3 a 15 dias após a picada. O clássico tem início abrupto com:
Febre alta (39 a 40 graus)
Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos
Prostração
Falta de apetite
Diarreia
Vomito
Erupção cutânea
Aumento do volume do fígado (ocasionalmente)
Dor nas articulações e nos músculos e dor abdominal generalizada (principalmente em crianças)
Dura em média de 5 a 7 dias. Após este prazo, há regressão dos sintomas, mas a fadiga pode persistir.
Dengue Hemorrágica:
Os sintomas iniciais são os mesmos com: especial atenção para a redução de plaquetas, concentração de hemácias e pressão baixa. O doente tem uma súbita melhora e a febre desaparece. mas volta em seguida, acompanhada por suores, pele pálida, com mãos, pés e nariz frios, pulso fraco e queda de pressão, além de dores no estômago e abaixo das costelas. Nos casos mais graves, surgem sinais de insuficiência circulatória, pele congestionada, fria, pulso rápido e fraco, agitação e torpor. Dores abdominais intensas, precedem o choque hemorrágico, que pode levar à morte no período de 12 a 24 horas.
SINAIS DE EMERGÊNCIA:
Sintomas que denunciam a necessidade de internação com urgência:
Se estiver manifestando hemorragia na pele ou na mucosa.
Vômitos persistentes.
Dor abdominal intensa e contínua.
Aumento do fígado, que causa dor quando pressionado. A dengue desenvolve uma espécie de hepatite.
Muita sonolência e irritabilidade.
Hipotensão, que causa prostração e eventualmente, desmaio.
TRATAMENTO:
O paciente deve se manter bem hidratado, ingerindo muito líquido (água, sucos, sopas). Pode tomar paracetamol para aliviar dores e febre. O ideal é procurar atendimento médico. Não deve tomar nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico. No caso da dengue, os analgésicos ajudam na evolução do caso para um quadro mais grave. O uso destes medicamentos pode retardar os sintomas da dengue, dificultar o diagnóstico e atrasar o tratamento da doença. Os riscos da automedicação para quem está com dengue ou com os sintomas da doença é grande: o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina, é um antiagregante plaquetário e diminui a função das plaquetas. Ou seja: acaba agindo da mesma forma que o vírus da dengue. Assim como a aspirina, os antiinflamatórios também tem função antiagregante plaquetária, pois atuam na coagulação e na ação das plaquetas. O risco principal é para quem usa remédio para o coração: o medicamento mais comum para quem tem problemas de coração (marevan), é outro antiagregante plaquetário. Nesses casos, o paciente que estiver com suspeita de dengue deve consultar o seu cardiologista e avaliar qual caminho deve ser tomado. O importante, ao procurar um médico, com qualquer dos sintomas da dengue, o paciente informe qualquer medicamento que foi ingerido.
Pelos sintomas, você pode ver o quanto pode ser grave uma nova epidemia. Depende de cada um de nós evitar que isso aconteça. Amanhã você vai saber como combater os focos na sua casa e na sua rua.
Fonte de pesquisa: Jornal O Globo http://www.oglobo.com.br/ e RJTV http://www.g1.globo.com/rjtv.
Leia com atenção, divulgue para sua família, vizinhos e amigos:
O MOSQUITO: O Aedes Aegypti transmite doenças como a febre amarela e a dengue, e se alimenta de seiva vegetal. As fêmeas picam os seres humanos porque precisam da ferroglubina presente no sangue para que os ovos da espécie se desenvolvam. O mosquito tem entre 5 e 7 mm, abdomen e patas com manchas brancas. Eles picam preferencialmente do amanhecer até as 9h e depois das 16h até escurecer. Prefere temperaturas entre 26 e 28 graus. Acima de 30 graus e abaixo de 18, torna-se inofensivo. Acima de 42 graus, ele morre. Um mosquito vive em média 30 dias. O raio de atuação do mosquito é de 1 quilometro. Ele não costuma voar acima de 2 metros de altura, mas é capaz de chegar a andares altos de prédios pelos elevadores, ou mesmo pela escada, com a ajuda de correntes de ar.
SINTOMAS: Dengue Clássica:
Os sintomas surgem de 3 a 15 dias após a picada. O clássico tem início abrupto com:
Febre alta (39 a 40 graus)
Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos
Prostração
Falta de apetite
Diarreia
Vomito
Erupção cutânea
Aumento do volume do fígado (ocasionalmente)
Dor nas articulações e nos músculos e dor abdominal generalizada (principalmente em crianças)
Dura em média de 5 a 7 dias. Após este prazo, há regressão dos sintomas, mas a fadiga pode persistir.
Dengue Hemorrágica:
Os sintomas iniciais são os mesmos com: especial atenção para a redução de plaquetas, concentração de hemácias e pressão baixa. O doente tem uma súbita melhora e a febre desaparece. mas volta em seguida, acompanhada por suores, pele pálida, com mãos, pés e nariz frios, pulso fraco e queda de pressão, além de dores no estômago e abaixo das costelas. Nos casos mais graves, surgem sinais de insuficiência circulatória, pele congestionada, fria, pulso rápido e fraco, agitação e torpor. Dores abdominais intensas, precedem o choque hemorrágico, que pode levar à morte no período de 12 a 24 horas.
SINAIS DE EMERGÊNCIA:
Sintomas que denunciam a necessidade de internação com urgência:
Se estiver manifestando hemorragia na pele ou na mucosa.
Vômitos persistentes.
Dor abdominal intensa e contínua.
Aumento do fígado, que causa dor quando pressionado. A dengue desenvolve uma espécie de hepatite.
Muita sonolência e irritabilidade.
Hipotensão, que causa prostração e eventualmente, desmaio.
TRATAMENTO:
O paciente deve se manter bem hidratado, ingerindo muito líquido (água, sucos, sopas). Pode tomar paracetamol para aliviar dores e febre. O ideal é procurar atendimento médico. Não deve tomar nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico. No caso da dengue, os analgésicos ajudam na evolução do caso para um quadro mais grave. O uso destes medicamentos pode retardar os sintomas da dengue, dificultar o diagnóstico e atrasar o tratamento da doença. Os riscos da automedicação para quem está com dengue ou com os sintomas da doença é grande: o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina, é um antiagregante plaquetário e diminui a função das plaquetas. Ou seja: acaba agindo da mesma forma que o vírus da dengue. Assim como a aspirina, os antiinflamatórios também tem função antiagregante plaquetária, pois atuam na coagulação e na ação das plaquetas. O risco principal é para quem usa remédio para o coração: o medicamento mais comum para quem tem problemas de coração (marevan), é outro antiagregante plaquetário. Nesses casos, o paciente que estiver com suspeita de dengue deve consultar o seu cardiologista e avaliar qual caminho deve ser tomado. O importante, ao procurar um médico, com qualquer dos sintomas da dengue, o paciente informe qualquer medicamento que foi ingerido.
Pelos sintomas, você pode ver o quanto pode ser grave uma nova epidemia. Depende de cada um de nós evitar que isso aconteça. Amanhã você vai saber como combater os focos na sua casa e na sua rua.
Fonte de pesquisa: Jornal O Globo http://www.oglobo.com.br/ e RJTV http://www.g1.globo.com/rjtv.
domingo, 6 de abril de 2008
QUALIDADE DE VIDA: DENGUE: ENDEREÇOS ÚTEIS
Hospitais da rede municipal: http://www.saude.rio.rj.gov.br/
Hospitais da rede estadual: http://www.saude.rj.gov.br/
Hospitais da rede federal: http://www.saude.gov.br/
Alguns dos hospitais que atendem doentes com dengue:
Hospital Municipal Souza Aguiar ( Pça. da República 111)
Hospital Municipal Miguel Couto ( R. Mário Ribeiro 117)
Hospital Municipal Lourenço Jorge ( Av. Airton Sena 2.000)
Hospital Federal Cardoso Fontes ( Av. Menezes Cortes 3.245)
Hospital Municipal Rocha Maia ( R. General Severiano 91)
Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão ( R. Desembargador Isidro 144)
Hospital Municipal Salgado Filho ( R. Arquias Cordeiro 370)
Posto Municipal César Pernetta ( R. Ana Barbosa 21)
Hospital Municipal Francisco da Silva Telles ( Av. Ubirajara 25)
Hospital estadual Carlos Chagas ( R. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias 466)
Hospital Estadual Getúlio Vargas ( Av. Lobo Jr. 2293)
Posto Municipal Rodolpho Rocco ( Estrada Adhemar Bebiano 339)
Policlínica Municipal Augusto Amaral Peixoto ( R. Jornalista Hermano Requião 447)
Casa de Saúde de Bonsucesso ( Av. dos Democráticos 2019)
Hospital Dr. Balbino ( R. Angélica Mota 90)
Hospital Estadual Albert Schweitzer ( R. Nilópolis 329)
Hospital Estadual Rocha Faria ( Av. Cesário de Melo 3215)
Hospital Estadual Pedro II ( R. do Prado 325)
Posto Municipal de Saúde Prof. Masao Goto ( Av. Carlos Pontes)
QUALIDADE DE VIDA: DENGUE NÃO!
Assinar:
Postagens (Atom)


