ASSISTA MINHA AULAS NO YOUTUBE, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

ASSISTA MINHA AULAS NO YOUTUBE, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
VISITE, INSCREVA-SE

sábado, 30 de agosto de 2008

CULINÁRIA: SEGREDOS E DICAS DE UM BOLO MUITO FOFO (receita com vídeo)


Muita gente tem me perguntado qual é o segredo para um bolo ficar fofo. Ou então por que mesmo seguindo a receita alguma coisa deu errado. Bom vou tentar ajudar vocês.
 Antes de continuar lendo, assista o vídeo:http://youtu.be/KaD9AdgR7L4
  NUNCA, mas nunca mesmo, usem ovos, leite ou manteiga gelados. Estes 3 ingredientes devem ser sempre usados em temperatura ambiente. Estes 3 também são os únicos que podem ser batidos. Isto é, geralmente um bolo se começa batendo o açúcar (peneirado), com a manteiga (em temperatura ambiente). Aí então junta-se os ovos (em temperatura ambiente e batidos), e bate-se bem. Quando começar a formar bolhas, está bom! Depois junta-se a farinha de trigo, e aí eu tenho um segredinho. Eu sempre substituo meia xícara de farinha por amido de milho (é Maizena!).  Se o bolo ficar meio fofo demais diminua a quantia de Maizena. Eu deixo bem fofo para poder jogar calda de fruta e levar a geladeira. Fica igual pavê. Faz o bolo ficar mais leve e fofo. Bom junta-se a farinha, o leite (temperatura ambiente), e o fermento. Leite em pó também faz diferença na consistência e no sabor. A partir daí, misturar delicadamente. Colocar em forma untada com manteiga e enfarinhada. Isto é, você passa manteiga ou margarina na forma, e depois polvilha farinha de trigo por cima, recobrindo a manteiga. Isso faz o bolo soltar da forma depois de assado. O forno já deve estar aquecido por uns 10 minutos. A temperatura deve ser média. Forno muito quente vai queimar o bolo por fora e deixá-lo cru por dentro. Se o forno estiver muito fraco, o bolo vai ficar branquelo e não vai crescer direito. Quando você sentir o cheiro bolo é sinal de que ele já está quase pronto. 
Veja o vídeohttp://youtu.be/KaD9AdgR7L4. E não se esqueça de se inscrever para ter acesso a muitas outras receitas deliciosas. Espero ter ajudado, qualquer dúvida, é só perguntar. E, se der certo, me contem!
Aguardo vocês no YouTube, um abraço!

12 comentários:

Luciana Lopes disse...

Olá! Sou péssima para fazer bolos, sempre sai duro, solado. Tenho jeito para decorá-lo, mas pra cozinhar... aiaiaiaiai Achei suas dicas ótimas, vou tentar fazer e depois aviso pra vc.

Obrigada!

Unknown disse...

Bolo muito bom. Vc tem uma didática excelente. Parabéns!

Unknown disse...

Olá, adorei as dicas!!

Só to com uma dúvida, nao precisa colocar as claras?

Obrigada.

Unknown disse...

Olá, adorei as dicas.

Só uma dúvida! nao precisa adicionar à massa as claras?

Obrigada!

Unknown disse...

Olá...adorei as dicas, mas to com uma dúvida! as claras nao são usadas na massa?

Unknown disse...

Olá, adorei as dicas, mas estou com uma dúvida! as claras nao são usadas na massa?

Unknown disse...

nosssa, demais, asisti no youtube vc azendo o bolo. Adorei o bolo e eu não sabia que podia deixar a massa tão consistente,mais parecce que esse é mais um dos segredos . parabéns

Unknown disse...

Amei as dicas.. Ao invés do bolo branco, fiz o de chocolate. Coloquei duas xícaras de chocolate em pó junto com a farinha como vc havia mencionado. Eu fiz em uma forma redonda lisa, umtei a forma somente com manteiga e no fundo eu grudei um papel manteiga, no final só precisei passar a faca nos lados para desgrudar, ficou uma beleza pra desenformar. O Bolo ficou um espetáculo! Meus bolos sempre ficavam embatumados ou meio duros, desta vez eu aceitei, ficou muiiiiiiiito macio e gostoso... Obrigada pelas digas!

Unknown disse...

Amei as dicas.. Ao invés do bolo branco, fiz o de chocolate. Coloquei duas xícaras de chocolate em pó junto com a farinha como vc havia mencionado. Eu fiz em uma forma redonda lisa, umtei a forma somente com manteiga e no fundo eu grudei um papel manteiga, no final só precisei passar a faca nos lados para desgrudar, ficou uma beleza pra desenformar. O Bolo ficou um espetáculo! Meus bolos sempre ficavam embatumados ou meio duros, desta vez eu aceitei, ficou muiiiiiiiito macio e gostoso... Obrigada pelas digas!

Unknown disse...

qual é o mais indicado, leite em pó ou leite liquido?

carioxaba disse...

Excelente !!!!!!!!!!!!!!!! Esse bolo não fica só fofo.....fica deslumbrante ..todas as minhas amigas pedem a receita e eu falo o importante não é a receita é o AMOR E A CALMA DE INSERIR OS INGREDIENTES.... bjos...Amei!!!!!!!!!!é meu bolo predileto.

Thaís Filó disse...

Eu nunca tinha conseguido fazer um bolo crescer ou não abatumar.
Só acertava bolo de caixinha.
Quando tirei tua receita do forno, que surpresa! Tão fofinho, se desmanchando! Estou muito feliz, obrigada!

ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR

PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE CONTEÚDO EM OUTROS BLOGS OU SITES!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape